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MOVIMENTO RESPIRA SÃO PAULO Por um Transporte Elétrico Sustentável |
Os Sistemas de Trólebus no Mundo |
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Trólebus
O DESENVOLVIMENTO DO TRÓLEBUS NO MUNDO
Em um balanço das duas últimas décadas do século passado veremos que entre desativações e introduções de sistemas o resultado foi positivo.
Existem cerca de 360 Sistemas de trólebus espalhados em 48 países, com uma frota total aproximada de 40.700 veículos.
O Sistema de São Paulo estava entre os primeiros 22 colocados em tamanho da frota e extensão da rede em 2000, com uma frota de 474 veículos. Entretanto, com a desativação dos corredores de Santo Amaro, Pinheiros, Butantã e as linhas da Zona Norte, a frota em operação se reduziu a 213 veículos, e a posição do sistema paulistano passou a estar entre os 58 primeiros colocados.
Mesmo assim, ainda é considerado importante entre sistemas no mundo e o maior do hemisfério sul.
Nos primeiros anos deste século, novas tecnologias e equipamentos têm sido utilizados para a renovação das frotas de trólebus em muitos países, tais como China, Rússia, República Checa, França, Suíça, Itália, Estados Unidos e até paises latinos como Equador e Venezuela.
ESTADOS UNIDOSBOSTON - 72 Novos trólebus com piso rebaixados e com dupla tração em 2004.DAYTON - 30 Novos trólebus em 2003.PHILADÉLFIA - Adquiriu 60 trólebus em 2007-2008.
FiladélfiaSÃO FRANCISCO - 145 Novos trólebus adquiridos em 2003 e previsão de extensões de 7 linhas e conversões de outras 10 linhas para trólebus nos próximos 10 anos com a aquisição de novos veículos articulados. Nesta cidade a existência do emaranhado de fios nas ruas não incomodam os cidadãos pois elês têm consciência que o transporte elétrico é o mais limpo em termos ambientais.
São Francisco
São Francisco - poluição visual?
SEATTLE - Este sistema utiliza os trólebus como o seu principal meio de média capacidade, empregando trólebus de dois eixos e cerca de 200 articulados em corredores troncais, incluindo um trecho subterrâneo na área central da cidade e tem renovado a sua frota em 2003 adquirindo 100 trólebus.
CANADA
VANCOUVER - Concorrência para 2004 inclui a compra de 188 novos trólebus normais e 40 articulados, com pisos rebaixados.
FRANÇA
Nancy - Corredor exclusivo no subúrbio.
Nancy - Re-qualificação urbana na área central.
NANCY - O sistema de trólebus existente esta sendo complementado com o uso de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) revolucionários em novos corredores que estão substituindo as linhas de trólebus com maior demanda de passageiros. Os 60 trólebus novos são veículos bi-articulados, dotados de tração elétrica e diesel, mas que ao longo dos corredores segregados são guiados automaticamente por meio de um trilho central e operam no modo elétrico. Podem também trafegar nos trechos do sistema sem a guiagem automática como um trólebus normal e a tração diesel é usada em emergências e em poucas extensões de linhas sem a rede aérea.Lyon - Pista exclusiva.
Lyon - Trólebus articulado, piso baixo.
LYON - Este sistema também tem renovado a sua frota com a aquisição de 13 veículos com piso rebaixado e tração autônoma.
Também criou corredores segregados semelhantes aos usados em Nancy com o mesmo tipo de Veículo Leve sobre Pneus e sistema de guiagem, com exceção do sistema de captação de eletricidade que é feita por meio de um pantógrafo, semelhante aos bondes modernos, cuja rede aérea possui somente um fio.SANTA ETIENNE - Aquisição de novos veículos com piso baixo.
ITÁLIA
ROMA - Esta capital esta re-introduzindo os trólebus na cidade, após o abandono em 1972, com a aquisição de 45 veículos articulados com piso rebaixado e dotados de baterias para tração autônoma.
O trecho inicial é de 10 quilômetros.Novos Trólebus em Roma.
Na Itália cerca de oito sistemas estão renovando suas frotas com veículos com piso rebaixado e tração autônoma e a re-introdução esta sendo estudada na cidade de Chieti.
Milão - Novos Trólebus.
Nápoles - Novos Trólebus.
SUÍÇA
GENEBRA - Concorrência para aquisição de 38 novos veículos com piso baixo.
Outros sistemas têm adquirido 41 novos veículos com piso baixo.Zurique - Novos Trólebus.
Zurique - Trólebus bi-articulados de 25 metros.
ALEMANHA
SOLLIGEN - Aquisição de 15 novos veículos com piso baixo em 2003.
GRÉCIA
ATENAS - Aquisição de 142 novos veículos com piso baixo em 2003/04.
Grécia - Novos Trólebus.CHINA
GUNGZHAM - Aquisição de 50 novos veículos com piso baixo.XANGAI - Aquisição de 420 novos veículos com piso baixo.
Beijing - 148 Novos Trólebus.
RÚSSIA
Em 2001 havia cerca de 47 sistemas e uma frota de aproximadamente 12.200 veículos. 470 novos veículos foram comprados em 2000 para substituir os mais antigos.
Rússia - Novos Trólebus piso baixo.
AUSTRÁLIA
WELLINGTON - Estudos foram aprovados para a aquisição de 60 novos trólebus com piso baixo para 2004/2009, os quais serão equipados com equipamentos eletrônicos da empresa ELETRA do Brasil.
Wellington - Novos Trólebus dotados de equipamento brasileiro da ELETRA.
EQUADOR
QUITO - Este sistema utiliza veículo articulados, com dupla tração, em linhas troncais, dotadas de plataformas elevadas de embarque.
Em 2003 havia 70 trólebus em operação, transportando 210 mil passageiros diariamente, correspondendo a 40% do total.Quito - Corredor segregado e bilhetagem externa.
VENEZUELA
MÉRIDA - este novo sistema esta sendo introduzido em 2005 com 45 veículos dotados de dupla tração.
Mérida - Aspecto da Parada com plataforma alta e bilhetagem externa.
Mérida - Aspecto do Corredor segregado.
ARGENTINA
CÓRDOBA - Este sistema possui cerca de 56 tróleibus de segunda mão.MENDOZA - Foram comprados trólebus usados do Canadá.
ROSÁRIO - Este sistema possui 20 trólebus construídos no Brasil.CHILE
VALPARAÍSO - Este sistema possui alguns dos mais antigos trólebus em operação e foi declarado como monumento nacional pela UNESCO.Links Relacionados:
1) Produção mundial de Trólebus 2000/2009 >
2) Estudos - Trólebus no Mundo >
Quem Somos Trólebus Meio Ambiente Bondes de São Paulo Ônibus Elétricos