MOVIMENTO RESPIRA SÃO PAULO

Por um Transporte Elétrico Sustentável

Os Sistemas de Trólebus no Mundo

 

 

O DESENVOLVIMENTO DO TRÓLEBUS NO MUNDO

Em um balanço das duas últimas décadas do século passado veremos que entre desativações e introduções de sistemas o resultado foi positivo.

Existem cerca de 360 Sistemas de trólebus espalhados em 48 países, com uma frota total aproximada de 40.700 veículos.
O Sistema de São Paulo estava entre os primeiros 22 colocados em tamanho da frota e extensão da rede em 2000, com uma frota de 474 veículos. Entretanto, com a desativação dos corredores de Santo Amaro, Pinheiros, Butantã e as linhas da Zona Norte, a frota em operação se reduziu a 213 veículos, e a posição do sistema paulistano passou a estar entre os 58 primeiros colocados.
Mesmo assim, ainda é considerado importante entre sistemas no mundo e o maior do hemisfério sul.



Nos primeiros anos deste século, novas tecnologias e equipamentos têm sido utilizados para a renovação das frotas de trólebus em muitos países, tais como China, Rússia, República Checa, França, Suíça, Itália, Estados Unidos e até paises latinos como Equador e Venezuela.



ESTADOS UNIDOS

BOSTON - 72 Novos trólebus com piso rebaixados e com dupla tração em 2004.
DAYTON - 30 Novos trólebus em 2003.

PHILADÉLFIA - Adquiriu 60 trólebus em 2007-2008.

Filadélfia
SÃO FRANCISCO - 145 Novos trólebus adquiridos em 2003 e previsão de extensões de 7 linhas e conversões de outras 10 linhas para trólebus nos próximos 10 anos com a aquisição de novos veículos articulados. Nesta cidade a existência do emaranhado de fios nas ruas não incomodam os cidadãos pois elês têm consciência que o transporte elétrico é o mais limpo em termos ambientais.

São Francisco

São Francisco - poluição visual?

SEATTLE - Este sistema utiliza os trólebus como o seu principal meio de média capacidade, empregando trólebus de dois eixos e cerca de 200 articulados em corredores troncais, incluindo um trecho subterrâneo na área central da cidade e tem renovado a sua frota em 2003 adquirindo 100 trólebus.

CANADA

VANCOUVER - Concorrência para 2004 inclui a compra de 188 novos trólebus normais e 40 articulados, com pisos rebaixados.

FRANÇA

Nancy - Corredor exclusivo no subúrbio.

Nancy - Re-qualificação urbana na área central.

NANCY - O sistema de trólebus existente esta sendo complementado com o uso de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) revolucionários em novos corredores que estão substituindo as linhas de trólebus com maior demanda de passageiros. Os 60 trólebus novos são veículos bi-articulados, dotados de tração elétrica e diesel, mas que ao longo dos corredores segregados são guiados automaticamente por meio de um trilho central e operam no modo elétrico. Podem também trafegar nos trechos do sistema sem a guiagem automática como um trólebus normal e a tração diesel é usada em emergências e em poucas extensões de linhas sem a rede aérea.

Lyon - Pista exclusiva.

Lyon - Trólebus articulado, piso baixo.

LYON - Este sistema também tem renovado a sua frota com a aquisição de 13 veículos com piso rebaixado e tração autônoma.
Também criou corredores segregados semelhantes aos usados em Nancy com o mesmo tipo de Veículo Leve sobre Pneus e sistema de guiagem, com exceção do sistema de captação de eletricidade que é feita por meio de um pantógrafo, semelhante aos bondes modernos, cuja rede aérea possui somente um fio.

SANTA ETIENNE - Aquisição de novos veículos com piso baixo.

ITÁLIA

ROMA - Esta capital esta re-introduzindo os trólebus na cidade, após o abandono em 1972, com a aquisição de 45 veículos articulados com piso rebaixado e dotados de baterias para tração autônoma.
O trecho inicial é de 10 quilômetros.

Novos Trólebus em Roma.

Na Itália cerca de oito sistemas estão renovando suas frotas com veículos com piso rebaixado e tração autônoma e a re-introdução esta sendo estudada na cidade de Chieti.

Milão - Novos Trólebus.

Nápoles - Novos Trólebus.

SUÍÇA

GENEBRA - Concorrência para aquisição de 38 novos veículos com piso baixo.
Outros sistemas têm adquirido 41 novos veículos com piso baixo.

Zurique - Novos Trólebus.

Zurique - Trólebus bi-articulados de 25 metros.

ALEMANHA

SOLLIGEN - Aquisição de 15 novos veículos com piso baixo em 2003.

GRÉCIA

ATENAS - Aquisição de 142 novos veículos com piso baixo em 2003/04.

Grécia - Novos Trólebus.

CHINA

GUNGZHAM - Aquisição de 50 novos veículos com piso baixo.

XANGAI - Aquisição de 420 novos veículos com piso baixo.

Beijing - 148 Novos Trólebus.

RÚSSIA

Em 2001 havia cerca de 47 sistemas e uma frota de aproximadamente 12.200 veículos. 470 novos veículos foram comprados em 2000 para substituir os mais antigos.

Rússia - Novos Trólebus piso baixo.

AUSTRÁLIA

WELLINGTON - Estudos foram aprovados para a aquisição de 60 novos trólebus com piso baixo para 2004/2009, os quais serão equipados com equipamentos eletrônicos da empresa ELETRA do Brasil.

Wellington - Novos Trólebus dotados de equipamento brasileiro da ELETRA.

EQUADOR

QUITO - Este sistema utiliza veículo articulados, com dupla tração, em linhas troncais, dotadas de plataformas elevadas de embarque.
Em 2003 havia 70 trólebus em operação, transportando 210 mil passageiros diariamente, correspondendo a 40% do total.

Quito - Corredor segregado e bilhetagem externa.

VENEZUELA

MÉRIDA - este novo sistema esta sendo introduzido em 2005 com 45 veículos dotados de dupla tração.

Mérida - Aspecto da Parada com plataforma alta e bilhetagem externa.

Mérida - Aspecto do Corredor segregado.

ARGENTINA

CÓRDOBA - Este sistema possui cerca de 56 tróleibus de segunda mão.

MENDOZA - Foram comprados trólebus usados do Canadá.
ROSÁRIO - Este sistema possui 20 trólebus construídos no Brasil.

CHILE

VALPARAÍSO - Este sistema possui alguns dos mais antigos trólebus em operação e foi declarado como monumento nacional pela UNESCO.

Links Relacionados:

1) Produção mundial de Trólebus 2000/2009 >

http://tbus.org.uk/orders.htm

2) Estudos - Trólebus no Mundo >

http://tbus.org.uk

 

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